Bem-vindo, caro leitor! Este é um blog de notícias experimental, organizado por seis alunos do curso de jornalismo da UFES, 2º período. Neste local abordaremos temas relativos à população inserida à margem da sociedade.

Um canal em que todos podem se expressar abertamente, de forma igualitária e RESPEITOSA. Lembre-se: gritar é se expressar repentinamente, expondo as dores e as angústias. Esteja livre para compartilhar o seu grito.




quarta-feira, 17 de março de 2010

EDITORIAL NO GRITO!

Prezados leitores, é através deste editorial que viemos enaltecer inúmeros acontecimentos. Ocorre que, de acordo com a matéria de TPJMI (Teorias e Práticas Jornalísticas para Meios Impressos) do curso de Jornalismo da Ufes, temos como objetivo a criação de um blog de notícias. Dessa maneira, formamos um grupo de quatro rapazes e duas moças: Flávio       Soeiro, João Carlos Fraga, Marília do Nascimento, Raquel Santos, Reuber Diirr e Wilderson Morais.

O fato mais curioso é que nosso grupo assimilou idéias voltadas ao cidadão que vive à margem da sociedade, ou seja, as pessoas que são desconsideradas, como flanelinhas, garis, lixeiros, prostitutas, homossexuais, trabalhadores autônomos bem como demais classes sociais que não entram nos parâmetros de uma casta hierarquizada, cheia de conceitos e pré-conceitos. Nosso blog tem um nome peculiar, chama-se ‘OO Grito’, pois será através dele que daremos vozes aos indivíduos que não tem espaço para mostrar sua força de expressão e falar de um lado que muitos desconsideram ou, até mesmo, fingem não ver. Nossa meta é expor o lado que muitos não sabem, não tem acesso e, por isso, tratam tal assunto de forma extremamente leviana. Os cidadãos devem ser respeitados e, devido a isso, buscamos ouvir qualquer indivíduo, por mais inexpressivo que ele pareça para a sociedade.

Diante dessas premissas, nós buscamos refletir sobre o principal motivo deste trabalho tão árduo, mas compensador devido ao objetivo final dessa ideia. Diante disso, nada melhor do que nossos colegas de trabalho para relatarem o que acham sobre tal ofício.

De acordo com João Carlos Fraga: “O que precisamos hoje é conhecer o outro lado daquilo que não queremos ver por causa do preconceito. Esse blog seria uma forma de tirarmos a cataratas sociais que impedem de enxergar que esse outro lado não é como imaginamos, uma face obscura. Com esse meio de divulgação, vamos quebrar aquilo que cega moralmente nossas mentes”.

Já Flávio Soeiro discorreu afirmando que é necessário ter blogs com esses temas como forma de quebrar os preconceitos: “Este blog mostrará uma realidade que a sociedade costuma ignorar. Para isso vamos tratar de assuntos para que certas pessoas que sofrem preconceito se sintam no direito de manifestarem a seu favor e revelem-se mais iguais a nós do que costumamos pensar”.

Da mesma forma, Marília do Nascimento disse: “Acho que é ótimo um blog tratando desses assuntos, porque, muitas vezes, a sociedade acaba não enxergando esses problemas sociais. Acaba ignorando-os. Por isso, nosso blog é um chamado pra sociedade olhar pelos esquecidos”. O intuito deste blog é mostrar, com outro olhar, o que vemos diariamente. As profissões e pessoas que não costumam despertar interesse para nós é fonte de questionamentos. Queremos dar voz às essas pessoas e que, neste blog, elas consigam se mostrar de forma diferente.

No mesmo caminho, Raquel Santos afirmou que: “O intuito deste blog é mostrar, com outro olhar, o que vemos diariamente. As profissões e pessoas que não costumam despertar interesse para nós é fonte de questionamentos. Queremos dar voz às pessoas e que, neste blog, elas consigam se mostrar de forma diferente”.

Nesse caminho, Wilderson reforçou a ideia: “Penso que este blog é mais um meio de mostrar a realidade das pessoas humildes, mas desejo que seja algo mais. Falar sobre os marginalizados da sociedade é algo comum entre os veículos de comunicação, mas creio que a nossa equipe deseja explorar outras maneiras de mostrar essa realidade, um modo mais eficiente. Mostrar é fácil, difícil é educar a população de maneira que essas pessoas sejam respeitadas. Penso que educar é algo que os meios de comunicação devem relevar em todos os sentidos”.

Sendo assim, buscaremos tratar o assunto de forma extremamente profissional e, além disso, abordar as várias faces do assunto, visando sempre expor o que a sociedade finge não ver e, assim, debater de forma consciente os reais problemas que envolvem nossa sociedade. Dessa maneira, faço das palavras acima, as minhas também. Desejamos uma boa leitura e que, neste blog, possamos criar soluções e desenvolver mais o espírito crítico perante nossa população, além disso, revelar o outro lado das situações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê seu grito! #EvitePalavrões