Bem-vindo, caro leitor! Este é um blog de notícias experimental, organizado por seis alunos do curso de jornalismo da UFES, 2º período. Neste local abordaremos temas relativos à população inserida à margem da sociedade.

Um canal em que todos podem se expressar abertamente, de forma igualitária e RESPEITOSA. Lembre-se: gritar é se expressar repentinamente, expondo as dores e as angústias. Esteja livre para compartilhar o seu grito.




quarta-feira, 17 de março de 2010

SEGUNDA-FEIRA DE PROTESTOS CONTRA O GOVERNO CAPIXABA

Por João Carlos Fraga

Na manhã desta segunda-feira, dia 15, o Palácio Anchieta foi palco de protestos contra o governador Paulo Hartung de organizações sociais. Cerca de 200 pessoas estavam diante da Sede do Governo do Estado do Espírito Santo manifestando-se contra a situação desumana e a violação dos direitos humanos nos presídios capixabas.
-
Ao mesmo tempo em que aconteciam os protestos em Vitória, às 10 horas da manhã, era apresentado em Genebra, Suíça, durante Reunião do Conselho de Direitos Humanos da ONU, a situação caótica do sistema carcerário no Espírito Santo, segundo o que estava escrito nos panfletos entregue a população.

Cartazes com fotos das vítimas, cruzes além de uma faixa preta e outra roxa, representaram o luto e enfeitaram as escadarias em frente ao Palácio do Governo em um gesto simbólico de indignação das entidades com a precariedade do sistema carcerário estadual.

A imprensa também foi alvo dos protestos. Segundo o panfleto distribuído, os grandes veículos de comunicação capixaba põem-se em defesa do governo Paulo Hartung não publicando o que acontece dentro dos presídios. “Fomos nós que levamos as denúncias para a impressa de fora do Estado”, afirma a presidente da Associação de Mães e Famílias de Vítimas da Violência no ES (AMAFAVV/ES), Maria das Graças Nascimento Nacort, interrompendo a entrevista coletiva de Gilberto Ferreira, secretário do Conselho Estadual de Direitos Humanos do Espírito Santo, que dizia: “Aqui neste local foram pensadas as celas metálicas. Aqui foram pensadas as políticas que aprisionam 13 mil pessoas e foram capazes de esquartejar dez pessoas no ano passado. Aqui foram pensadas as ações que transformaram a Unis em um presídio”.

Com um microfone, algumas pessoas falaram ao público, dentre elas os próprios Gilberto Ferreira e Maria das Graças Nacort, além do padre Xavier Paolillo, coordenador da Pastoral do Menor no ES. O padre que apontou os abusos sofridos por menores da Unidade de Internação Socioeducativa de Cariacica (UNIS); Isaias Nascimento, do SINDIUPES; a deputada Brice Bragato, do PSOL; alguns professores de serviço social e de direito da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); todos com discursos contra o governador. Cada discurso era ovacionado por gritos de protesto e palmas dos presentes.

Às 11 horas, estudantes de direito e serviço social com faixas, gritos e leitura de uma carta condenando Paulo Hartung interditaram a Avenida Florentino Avidos por cerca de 15 minutos, criando um grande congestionamento.

6 comentários:

  1. Ai que legal, to estreando os comentarios!

    ResponderExcluir
  2. Po legal,
    eu nunca fico sabendo de manifestações o.o

    ResponderExcluir
  3. 'Ahazando' como sempre né! iaUHAiuaHA Então está no ar 'OO Grito', o canal por onde todos terão o direito de expressão!

    ResponderExcluir
  4. seguindo já...acho q primeiro comentário de um nao colaborador

    ResponderExcluir
  5. parabens a galera do blog...
    tema muito bom, matéria ta bem informativa!
    tema tá super legal!

    ResponderExcluir

Dê seu grito! #EvitePalavrões