Bem-vindo, caro leitor! Este é um blog de notícias experimental, organizado por seis alunos do curso de jornalismo da UFES, 2º período. Neste local abordaremos temas relativos à população inserida à margem da sociedade.

Um canal em que todos podem se expressar abertamente, de forma igualitária e RESPEITOSA. Lembre-se: gritar é se expressar repentinamente, expondo as dores e as angústias. Esteja livre para compartilhar o seu grito.




segunda-feira, 12 de abril de 2010

Encontro de jovens no píer do Shopping Vitória

Grupos de jovens das mais variadas opções sexuais e estilos se encontram no píer da capital, atrás do Shopping Vitória.

Há um público distinto, seleto, fiel e que todos os sábados estão presentes nesta reunião “particular”. Esse público é bem diversificado. São gays, lésbicas, bissexuais, góticos, emos e diversos outros grupos com seus próprios estilos e crenças.

Apesar de toda a descontração dos jovens, o local não é propício, pois a iluminação é péssima e o local não oferece uma infra-estrutura para receber essas reuniões; falta segurança, por exemplo. Como alguns disseram, faltam ambientes adequados na cidade para que os grupos de jovens possam se reunir.

O vendedor Marcio Rafael diz: “Eles estão reunidos aqui (no píer) há mais de dois anos, mas antigamente era na praça dos desejos, na praça dos namorados, daí vieram pra cá”. Indagado sobre o porquê de tanta gente no local, ele disse que há muita divulgação boca a boca.

A maioria dos jovens que vão ao local tem entre 15 a 25 anos. E se reúnem ali para encontrarem os amigos e se divertirem. Uma jovem, de 22 anos, que não quis se identificar, diz: “Reunimos um grupo de amigos aqui para ficar conversando, rindo do pessoal fazendo palhaçadas (brincadeiras), porque esse é um ambiente totalmente diferente, não há preconceito aqui e nós nos encaixamos”.

Problemas com a segurança

Muitas pessoas que se reúnem no local reclamam de um grupo de funkeiros, os quais estão ali apenas para fazer baderna. Muitas vezes, a baderna dá lugar a assaltos e agressões. “Já vi alguns casos de agressão verbal por causa das diferenças”, declara o vendedor Marcio.

Um jovem “new metal”, que não quis identificar-se afirmou “Se você for para um lugar mais escuro eles já te olham e te seguem, com a intenção de te roubar e levar tudo. Mas no dia em que me assaltaram eu só tinha o dinheiro da passagem e por isso me bateram muito”.

Outros disseram já terem sofrido espancamento pelos funkeiros. “Fui ao banheiro e eles me seguiram. Foram logo enfiando a mão no meu bolso, eu ainda tentei correr, mas chutaram minha perna. Eu caí e grupo começou a me espancar”, relatou um jovem.

Ao tentar falar com um grupo de funkeiros presentes no local, nossa equipe não obteve resposta, já que eles se recusaram a dar entrevista. Observamos, então, que os jovens nos observavam de uma forma instigante e que tiravam fotos. Obtivemos relatos de que isso é uma tática de gravar a imagem da pessoa a qual eles vão assaltar da próxima vez.

Por João Carlos Fraga, Reuber Diirr, Polânia Soares

Para ver todas as fotos, clique aqui

7 comentários:

  1. Eu mesmo nunca fui no pier. Muitos amigos já me chamaram para ir, mas tenho medo principalmente por conta de assaltos. O que fica confuso é: Se uma das pessoas entrevistadas disse que o lugar é livre de discriminação, então qual a razão de existirem casos de espancamentos, assaltos, agressões verbais? Depois de ler o texto, realmente é visível que a infra-estrutura do local não é nada boa... o que a prefeitura/ governo irão fazer sobre isso?

    ResponderExcluir
  2. SÃO OS FUNKEIROS,QUE VÃO PARA LÁ BATER NAS PESSOAS,E NÃO OS ROCKEIROS...
    ESSES FUNKEROS SÃO BANDO DE VAGABUNDOS E IMPLICAM COM TODO MUNDO

    ResponderExcluir
  3. ADOOOOOOOOOORO O PIER ! é perfeito, bom particularmente eu nunca fui assaltado e nem espancado, mais realmente tem um grupo de funkeiros que vão só para acabar com a festa de qeem estar ali só para zuuar !
    eles praticam o famoso arrastão, armam um grupo de 20 pessoas ou mais e atacam as pessoas no pier ! mais é muito boom o lugar só a infraestrutura mesmo que ta meio miada, mais mesmo assim dá pra se divertir, e vcs esqueceram de citar que as pessoas só ficam no pier ate as 19:00 ou 19:30 e depois partem pra praça dos namorados (...) mt bom o blog !

    ResponderExcluir
  4. Eu ja fui no pier , e acho um lugar super legal, oq estraga verdadeiramente são os funkeiros que so querem confusão

    ResponderExcluir
  5. Eu já fui no pier, a muito tempo atrás.Entretanto, comigo particularmente nunca aconteceu nada relacionado a assalto ou coisa parecida.Acredito que toda essa "invasão" dos funkeiros tenha começado de mais ou menos um ano e meio pra cá.
    A minha opinião a respeito é, essas pessoas que apanham provavelmente têm muita marra, ou pose de rockeiro "fodão", quando estão com os amigos, porque quando se afastam deles -que é a hora que os funkeiros "atacam", são pessoas normais, e perdem um pouco dessa pose.
    Quando eu frequentava o local, já vi muitas, muitas pessoas apanhando, a violência chegava a ser digna de ambulância.
    é só.

    ResponderExcluir
  6. Cara eu ia la todos os sabados mas esta tendo muitos assaltos ,por minha sorte nunca fui assaltado ,mas garanto que o dia em que fosse assaltado por um NOIA DESSES ,ele ia sair com uma bela cicatriz pra lembra da pessoal que assaltou !

    ResponderExcluir
  7. O pier é muito bom, legal. É um espaço maravilhoso pra conhecer gente nova. Mas deveria haver uma melhoria na iluminação do local e na segurança também.

    ResponderExcluir

Dê seu grito! #EvitePalavrões