Bem-vindo, caro leitor! Este é um blog de notícias experimental, organizado por seis alunos do curso de jornalismo da UFES, 2º período. Neste local abordaremos temas relativos à população inserida à margem da sociedade.

Um canal em que todos podem se expressar abertamente, de forma igualitária e RESPEITOSA. Lembre-se: gritar é se expressar repentinamente, expondo as dores e as angústias. Esteja livre para compartilhar o seu grito.




segunda-feira, 12 de abril de 2010

Entrevista com o advogado Delço Ferreira de Souza

O objetivo do nosso blog é dar voz àqueles que não têm vez. Sendo este espaço democrático, também damos a chance para os outros segmentos da sociedade se manifestarem. Hoje, entrevistaremos Delço Ferreira de Souza, sociólogo, professor e advogado [OAB - n 5.427 - Seção ES]. Em entrevista concedida a repórter Lila Nascimento, Delço culpa a sociedade, mas, principalmente o sistema econômico pelo processo de marginalização do indivíduo. Confira essas e outras afirmações na entrevista abaixo.



OO Grito: Qual seria a definição para uma "pessoa marginalizada"?
Delço: Marginalização vem de “estar à margem”, isto é, no caso da pessoa marginalizada, é de não participar da vida social como um todo, sendo negada a ela direitos que somente uma parte privilegiada da sociedade detém.

OO Grito: Qual o fenômeno responsável por essa marginalização? Vem da sociedade, do próprio indivíduo ou do sistema econômico vigente?
Delço: Creio que parte vem da sociedade, pouco do indivíduo e a maior parte do sistema econômico vigente. Como, por exemplo, a má distribuição de renda, que gera marginalizados que não podem pagar pelos serviços oferecidos.

OO Grito: Quais atitudes devemos esperar dessas pessoas marginalizadas?
Delço: Deveria-se esperar a luta pelos seus direitos de maneira mais tangível. Mas, infelizmente, espera-se somente a criminalização, pois por quererem se fazer iguais aos que detém o poder de elite, partem para o crime, pela facilidade de ganhos que este oferece.

OO Grito: Você acredita que isso possa ser revertido através de projetos sociais e/ou políticas públicas?
Delço: Absolutamente. O poder público, através de políticas e projetos direcionados, conseguiria reverter isso, já que possui a máquina para educação da população e da melhora da distribuição de renda, principais problemas que geram a marginalização.

OO Grito: Na sua opinião, por que as pessoas discriminam as outras?
Delço: Por medo e por pré-conceitos gerados antecipadamente. O estereótipo que prepondera na mente das pessoas é de que o menos favorecido tende ao crime, e que, se não se encaixa ao perfil social “adequado”, é excluído daquele meio automaticamente. Ainda, o constante crescimento da violência nos grandes centros contribui para o aumento do preconceito e da discriminação, pela generalização.

OO Grito: Qual a função da lei contra a desigualdade social?
Delço: Na democracia, o governo age livremente na pauta das leis em vigor, mas o povo a fiscaliza e julga por eleições e plebiscitos. A lei serve para tentar dirimir essas discrepâncias no seio da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê seu grito! #EvitePalavrões