Bem-vindo, caro leitor! Este é um blog de notícias experimental, organizado por seis alunos do curso de jornalismo da UFES, 2º período. Neste local abordaremos temas relativos à população inserida à margem da sociedade.

Um canal em que todos podem se expressar abertamente, de forma igualitária e RESPEITOSA. Lembre-se: gritar é se expressar repentinamente, expondo as dores e as angústias. Esteja livre para compartilhar o seu grito.




segunda-feira, 10 de maio de 2010

Cinema ao alcance de todos

Por Raquel Malheiros


O cine clube Lima Barreto é um projeto o qual possibilita que o cinema e demais produções audiovisuais cheguem até as pessoas que não possuem acesso a esses meios de entretenimento e cultura. Sem fins lucrativos, o cine clube apresenta projeções públicas e gratuitas, possuindo uma estrutura democrática, compromisso social, cultural, educativo e ético. O projeto surgiu nos anos 80, no bairro Santo Antonio em Vitória, pela iniciativa de um grupo de jovens da comunidade. Antigamente, eram exibidos filmes em película, emprestados pelo Centro Cultural Carmélia de Souza, e exibidos na Igreja Matriz do bairro.

Durante um longo período, as exibições eram feitas com equipamentos obsoletos e até deixaram de acontecer, já que não possuíam ajuda financeira de nenhuma instituição ou órgão do governo. Somente no ano de 2009, com a ajuda de incentivos federais e da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtas Metragistas do Espírito Santo (ABD Capixaba), as exibições voltaram a ocorrer.

Com o objetivo de cumprir o seu lema “Cinema ao alcance de todos”, o cine clube mudou seus locais de exibições. As apresentações ocorrem todos os sábados a partir das 19h na praça Stela Coimbra ou no CMEI Darcy Vargas, no bairro Santo Antônio, em Vitória. Essa alteração permitiu que um maior número de pessoas tenha acesso às várias produções, sendo elas curtas, longas, animação, cinema brasileiro e internacional. Os organizadores do projeto Mauro Ribeiro e Rogério Caldeira explicam que, além de possibilitar o acesso das pessoas ao cinema, uma das propostas do cine clube Lima Barreto é criar cine clubistas para acompanharem e atuarem nas sessões. Mauro acrescentou: “Acredito que as pessoas não são escolhidas, mas sim envolvidas pelo projeto”.

Aos poucos, o trabalho desenvolvido por Mauro e Rogério vem trazendo resultado. “Na praça, temos em média de 50 pessoas”, afirma Rogério Caldeira. O casal André Camargo e Alessandra Gusmão também acreditam na importância do projeto. “É um olhar diferente, a tela para os sem tela” disse André. A auxiliar de serviços gerais Iná de Assis, que freqüenta sempre que possível as exibições, comenta que ainda falta divulgação. “Deveria ser mais divulgado, têm pessoas que não sabem do cinema na pracinha.”

Os organizadores explicam também que a escolha dos filmes passa pelo consenso do cine clube e da ABD capixaba. A divulgação, quando possível , é feita por cartazes, e-mails e durante as vinhetas nas próprias sessões. As dificuldades para as exibições são, geralmente, as condições climáticas e mão de obra.



Caso você se interesse pelo projeto cine clube Lima Barreto e queira participar entre em contato com seus organizadores pelo email cineclubelimabarreto@gmail.com ou nos telefones:
(27) 3322-5139
(27) 3222-5334
(27) 9816-1621
(27) 9949-0431


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê seu grito! #EvitePalavrões