Bem-vindo, caro leitor! Este é um blog de notícias experimental, organizado por seis alunos do curso de jornalismo da UFES, 2º período. Neste local abordaremos temas relativos à população inserida à margem da sociedade.

Um canal em que todos podem se expressar abertamente, de forma igualitária e RESPEITOSA. Lembre-se: gritar é se expressar repentinamente, expondo as dores e as angústias. Esteja livre para compartilhar o seu grito.




segunda-feira, 24 de maio de 2010

Um gole de lucidez

Esta semana, OO Grito entrevistará o ex-alcoólatra Luiz Carlos Ferreira, aluno de Publicidade e Propaganda da Ufes. Luiz atendeu nossa equipe e respondeu às perguntas de forma tranqüila e segura. Usando seu tom irônico, relata seu primeiro contato com as bebidas, sua dependência e como superou tal vício.

OO Grito: O que levou você a começar a beber?
Há vários motivos que me levaram a beber: em primeiro lugar vieram as festas de família no Natal e no Ano Novo; em segundo, comecei a beber para ficar mais desinibido em festas; e, depois, para acompanhar colegas. Com fama de ‘louco’ no bairro, curti muito, devo o meu jeito de interpretar o mundo a eles, mas tudo em excesso é maléfico.

 OO Grito: Quais as sensações que você sentia quando consumia álcool?
Bem estar e vontade de se expressar.

OO Grito: Qual foi o motivo principal que o fez parar de beber?
No inicio é muito legal, virar noites bebendo, ‘pegação’, drogas, momentos inesquecíveis, mas chega um ponto que seu organismo e sua mente não agüentam esse ritmo. Com o tempo, a impressão é que as posições se invertem. Não era mais eu que consumia a bebida e o momento. Eu dependia obstinadamente de beber, não mais para ficar alegre, mas para anestesiar minhas angústias e frustrações. Nesse sentido, comecei a agredir quem estava perto de mim. Nos dias posteriores aos porres eu me envergonhava com as situações. Perdi relações com pessoas muito legais por  isso.

OO Grito: Qual a diferença entre quando você bebia e agora, sem álcool?
A diferença é que agora estou mais calmo, sem disfunção, mais introspectivo e caseiro.

OO Grito: O que as outras pessoas falavam quando você bebia? Havia discriminação?
No início, ficava meio extrovertido, engraçado, as pessoas gostavam de mim. Com o tempo, as coisas foram ficando mais pesadas, críticas vinham de todos os lados. Pela frente é muito difícil alguém falar de você. Discriminação sempre existiu, já dizia um filosofo do absolutismo: “O homem é o lobo do próprio homem”.

OO Grito: Costumava gastar muito com bebidas?
Muito. Gastava meu salário quase todo com bebidas e ‘zoação’

OO Grito: Sente algum efeito provocado pela bebida?
Não. Raramente a bebida deixa algum sintoma em ex-alcoólatras.

OO Grito: Sente falta do álcool em seu organismo? Tem vontade de voltar a beber?
Às vezes sim, geralmente em momentos de euforia.

OO Grito: Tem receio de ter uma recaída?
Sim, geralmente em festas em que a consumação é liberada.

OO Grito: O que te faz não ingerir novamente qualquer bebida alcoólica?
Orgulho.

OO Grito: Atualmente, você bebe?
Não, o amanhã quem sabe!

OO Grito: Freqüentou algum grupo de ajuda, como Alcoólicos Anônimos?
Não.

OO Grito: Após beber, o que sentia: vergonha, arrependimento?
Depende do que eu fazia no dia anterior, mas mesmo não fazendo nada, eu ficava deprimido.

OO Grito: As pessoas realmente acreditam na sua recuperação?
Creio que sim.

OO Grito: As pessoas evitam beber perto de você para que não beba? Caso responda Sim, o que sente?
Não evitam, mesmo por que eu evito ambientes onde as pessoas bebem.

4 comentários:

  1. PO, mas não tem q acabar! acho q vcs deviam continuar =)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom este blog! Aproveitemos ao máximo as novas mídias.

    Se tiverem interesse, deem uma passada no meu blog. Faço de forma bem amadora e experimental, com base na minha perspectiva.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. ola ! muito bom seu trabalho.
    Seja nosso seguidor, estamos aguardando sua visita.

    grande abraço

    ResponderExcluir

Dê seu grito! #EvitePalavrões